Arquitetura do Sul de Florianópolis

Vamos conhecer um pouco sobre a arquitetura do Sul de Florianópolis?

Florianópolis é uma cidade com uma rica história arquitetônica moldada por suas diversas influências culturais. Fundada pelos portugueses em 1673 e desde então tem sido influenciada por várias ondas de imigração, o que acabou resultando em uma mistura única de estilos arquitetônicos.

Períodos importantes da história de Florianópolis

Um dos períodos mais importantes do desenvolvimento arquitetônico em Florianópolis ocorreu durante o século XIX, quando a cidade teve um forte crescimento econômico devido à exportação de arroz e óleo de baleia. Essa expansão econômica resultou na construção de numerosos edifícios neoclássicos, muitos ainda presentes na região central de Florianópolis e alguns bairros como Ribeirão da Ilha, ao sul, e Santo Antônio de Lisboa, a oeste da Ilha.

Outro momento muito importante para a configuração do cenário urbano de Florianópolis foi por volta da metade do século XX, quando começaram a surgir edifícios do tipo Art Déco na cidade. Este estilo de prédio ainda pode ser visto, como exemplo, o atual Banco Central, no Centro.

Voltando ao presente

Ainda há muitos traços de história por aqui, um bom exemplo disto é o Bairro Ribeirão da Ilha, que tem muitas construções açorianas preservadas. Visitar o bairro é como uma viagem no tempo, com casarões coloridos e ruas estreitas. Um dos principais pontos turísticos do bairro é a Igreja Nossa Senhora da Lapa, que fica na praça. O edifício foi tombado como Patrimônio Histórico de Santa Catarina.

Atualmente, Florianópolis continua crescendo e se desenvolvendo de forma significativa, principalmente no setor imobiliário. Os designers dos prédios e empreendimentos da capital Catarinense hoje adotam modernidade em sua essência, com janelas grandes em vidro e linhas limpas. 

Avanço imobiliário e arquitetura dos novos empreendimentos

Nos últimos anos, o avanço imobiliário de Florianópolis tem ocorrido de maneira rápida. Cada vez mais surgem novos empreendimentos que valorizam o contato com a natureza, lazer de toda família, e a praticidade. Conheça a seguir dois dos novos empreendimentos que destacam a nova arquitetura do Sul de Florianópolis:

O empreendimento é um shopping, residência e ainda, conta com área de convivência e lazer. Sim! Tudo isso em um único empreendimento. 

Conta com uma arquitetura moderna e inovadora, levando em conta a sustentabilidade e contato com a natureza. Surgiu com a ideia de que ninguém precisa escolher entre a vida próximo a praia e a natureza e as comodidades de um centro urbano. 

Trazendo praticidade ao Sul da Ilha, no Oka há diversas lojas, opções gastronômicas, residências e um espaço de lazer e cultura.“Tudo isso sem perder a energia do vento sul e da brisa do mar do Campeche.”

Um dos maiores e mais completos residenciais do Sul da Ilha, localizado no Morro das Pedras, ao lado do bairro Campeche. 

Com uma arquitetura contemporânea e prática, com mais de 30 opções de lazer para toda família e é a terceira fase de um projeto de três fases: o Las Piedras, já pronto, com todas as unidades vendidas, o Los Mares, em construção, com todas as unidades vendidas e o Las Lunas, que ainda possui algumas unidades e tem previsão de entrega para 2025. 

Quer conhecer de perto os prédios históricos existentes? Confira a lista que preparamos:

  • Igreja Santana e São Joaquim – Praia da Armação (1772)
  • Igreja Nossa Senhora da Lapa – Ribeirão da Ilha (1763)
  • Freguesia do Ribeirão da Ilha – Ribeirão da Ilha (a partir de 1673)
  • Mercado Público de Florianópolis – Centro de Florianópolis (1898)
  • Palácio Cruz e Souza – Centro de Florianópolis (1749)
  • Armazém Rita Maria (1895)
A história da arquitetura de Florianópolis representada pelo Mercado Público, que fica no Centro da capital. Imagem de 2023.
Mercado público de Florianópolis (2023)

Gostou de conhecer a arquitetura do Sul de Florianópolis? Não se esqueça de compartilhar com os amigos.