Golpes imobiliários e dicas para não ser vítima!


O mercado imobiliário é um dos mais importantes do Brasil, e é também alvo de muitos golpes. Os golpistas aproveitam-se da falta de conhecimento dos compradores, locatários e até vendedores para aplicar golpes que podem custar muito dinheiro.

Esses golpes imobiliários podem envolver venda ou aluguel de casas que não existem, o uso de documentação falsa, a oferta de imóveis bem abaixo do preço de mercado para atrair vítimas ou a solicitação de depósitos adiantados para a reserva de um imóvel que não está disponível para venda ou aluguel. 

A fim de levar informações e prevenir a população, este artigo visa informar sobre os golpes imobiliários mais comuns, como eles funcionam e, o mais importante: dicas para não ser vítima!

Quais são os golpes imobiliários mais comuns?

  1. Golpe do anúncio falso

O golpista publica fotos de um imóvel em sites e grupos de venda e ao aparecer alguém interessado, ele pede um valor como “sinal” para garantir a venda, dizendo ser muito urgente, colocando muita pressão para estimular a vítima a transferir o valor.

Entretanto, esse imóvel não será entregue à vítima, possivelmente este imóvel nem exista ou esteja à venda. 

  1. Golpe do contrato falso

Este golpe acontece quando um falso proprietário ou corretor cria um contrato de venda ou aluguel falso. O objetivo é receber dinheiro antecipado, como taxas de corretagem ou depósitos de segurança, e depois desaparecer.

  1. Venda sem consentimento do cônjuge/companheiro

Neste caso, se um imóvel estiver no nome de duas pessoas, para concretizar a venda é necessário que ambas estejam de acordo. 

Pode ser que uma pessoa mal intencionada anuncie o imóvel sem a autorização do seu companheiro ou falsifique uma procuração ou até mesmo a assinatura, o que causará problemas para quem adquire esse bem.

  1. Golpe de empresas de título falso

Neste golpe imobiliário, fraudadores criam empresas de título falsas para desviar dinheiro do fechamento da venda do imóvel. Eles podem enviar instruções de pagamento fraudulentas, pedindo que você transfira dinheiro para uma conta bancária controlada por eles.

  1. Venda de imóvel com dívidas

O golpista vende um imóvel que tem dívidas, como hipotecas, impostos atrasados ou penhora por dívida. Quando o comprador descobre as dívidas, ele pode ter que arcar com elas, mesmo que tenha comprado o imóvel em boa fé.

Você pode ler mais sobre como não errar na hora da compra do seu imóvel acessando nosso artigo: CUIDADOS AO COMPRAR UM IMÓVEL: DICAS PARA VOCÊ NÃO ERRAR

Dicas para não ser vítima dos golpes imobiliários:

  1. Golpe do anúncio falso: Certifique-se pessoalmente de que o imóvel existe e que está em boas condições e se as informações fornecidas correspondem à realidade. Use um advogado ou um corretor de imóveis licenciado para verificar os documentos do imóvel e do proprietário.
  2. Golpe do contrato falso: Em hipótese alguma, pague adiantado, antes de ter certeza da procedência da incorporadora, construtora, imobiliária ou corretor de imóveis. 
  3. Venda sem consentimento do cônjuge/ companheiro: procure conversar e conhecer todos os proprietários do imóvel. 
  4. Golpe de empresas de títulos falsos: sempre verifique a legitimidade da empresa de título e confirme todas as instruções de pagamento por telefone ou pessoalmente.
  5. Venda de imóveis com dívidas: é muito importante ter atenção neste tópico pois caso você não consulte e haja dívidas do imóvel, elas passarão para você! A consulta de negativas é emitida pela prefeitura e nela consta o IPTU, dívidas do condomínio, caso seja apartamento, e débitos fiscais.

Importante ressaltar que os pontos abordados neste artigo estão resumidos devido a complexidade de cada item abordado neste artigo. Lembre-se que na hora de comprar um imóvel você deve procurar um profissional capacitado para lhe oferecer um serviço de qualidade e com segurança.

Estamos prontos para ajudar você! Entre em contato conosco clicando aqui.