Novo Plano Diretor de Florianópolis: o que muda

O novo Plano Diretor de Florianópolis já está em vigor. Aprovado em maio de 2023 pelo Poder Legislativo em formato de lei complementar, o documento estabelece as diretrizes e regras que vão guiar o desenvolvimento urbano da cidade nos próximos anos.

O tema se tornou um dos principais assuntos da cidade nos últimos meses, mas afinal, o que muda na prática com um novo plano diretor? É isso que nós vamos responder ao longo do texto.

Nosso objetivo é esclarecer tudo sobre essas novas regras e os principais pontos que devem ser observados por quem deseja morar ou investir em imóveis na Ilha da Magia.

O que é o Plano Diretor

Contar com um Plano Diretor não é uma exclusividade de Florianópolis. Conforme o Estatuto das Cidades, os municípios com mais de 20 mil habitantes devem possuir um Plano Diretor, o qual deve ser revisado no mínimo a cada 10 anos, podendo ser revisado mais vezes caso a Prefeitura deseje.

O Plano Diretor foi criado para que as cidades tenham um crescimento ordenado e planejado. Isso significa que é esse documento que estabelece as regras para áreas permitidas para construções, número de pavimentos, parcelamento e ocupação do solo, e outras questões como tratamento de esgoto e acesso à serviços públicos.

O que muda com o novo Plano Diretor de Florianópolis

No caso de Florianópolis, o novo Plano Diretor revisa o documento de 2014 que ainda estava em vigor. Ou seja: a atualização era necessária e exigida e, por isso, já era debatida há anos.

Porém, muitas pessoas ainda não sabem quais as principais mudanças que já estão valendo e que são muito importantes para quem deseja investir em um imóvel em Floripa. Confira quais são:

Número de pavimentos permitidos

Uma das mudanças mais significativas promovida pelo novo Plano Diretor de Florianópolis é a alteração do número de pavimentos permitidos em algumas áreas da cidade. O motivo é promover um desenvolvimento sustentável em alguns bairros que vêm crescendo muito nos últimos anos, principalmente no Norte e no Sul da Ilha.

​​No Campeche terão algumas ruas com mais incentivo para uso misto as chamadas ADI (área de desenvolvimento Incentivado) no total somam mais de 35 ruas só no Campeche

A atualização do documento regulamenta Áreas de Urbanização Especial, as AUEs. Ao todo são nove, em bairros como Canasvieiras, Jurerê, Campeche, Rio Tavares, por exemplo. 

Agora, nestes locais, novos empreendimentos podem apresentar um Plano Específica de Urbanização (PEU) que será analisado pelos órgãos competentes levando em consideração áreas de inundação ou preservação, mobilidade urbana e outros fatores impactados com novos imóveis.

Um dos objetivos do Plano Diretor é criar novos centros comerciais e oferta de serviços nos próprios bairros, diminuindo deslocamento ao centro da cidade e, consequentemente, o trânsito. Afinal de contas, a cidade teve um crescimento exponencial no número de habitantes desde a última revisão no seu plano.

Saneamento básico na revisão do Plano Diretor da Ilha

Visando melhorar o saneamento básico da cidade e identificando as ligações irregulares de esgoto, a revisão do Plano Diretor estabelece que as construções só receberão autorização se houver infraestrutura básica de esgotamento sanitário.

É importante lembrar que os empreendimentos obrigatoriamente precisam ter suas estações de tratamento próprias. (ETEs).

O documento também prevê uma adequação até 2030 mais viável para lotes multifamiliares.

Áreas de Proteção Permanente (APPs)

Florianópolis é uma cidade que atrai cada vez mais pessoas interessadas em morar ou investir em imóveis por conta das suas belezas naturais. Os órgãos ambientais do Governo Federal regulamentam e fiscalizam as Áreas de Proteção Permanente (APPs), que representam grande parte do território da cidade.

O Plano Diretor atualizado da Ilha da Magia cria as ZIPs (Zonas de Interesse de Proteção), que irão contar com a mesma delimitação das APPs.

Áreas Verdes de Lazer (AVL) estão previstas no novo Plano Diretor de Florianópolis

Como falamos anteriormente, um Plano Diretor leva em consideração não só um crescimento ordenado de novas moradias, mas também o entorno delas. O Plano Diretor tem o objetivo de promover uma convivência saudável nos bairros, por meio da disponibilização de serviços públicos acessíveis, pavimentação de vias e criação de áreas verdes de lazer.

Vantagens do novo Plano Diretor de Florianópolis para quem quer comprar um imóvel

Está querendo comprar um imóvel em Florianópolis e quer saber quais as vantagens do novo Plano Diretor? Nós listamos as mais atrativas que vão fazer você querer vir morar em Floripa.

  • Floripa vai se manter preservada e os novos empreendimentos passarão por fiscalização rigorosa para garantir a preservação dos recursos naturais que fazem dela a Ilha da da Magia.
  • Os imóveis estão valorizando cada vez mais com o crescimento imobiliário de Floripa. Portanto, comprar na cidade pode ser um ótimo investimento sem riscos.
  • As autoridades continuam vetando os prédios altos nas orlas das praias para que o sol esteja presente e seja aproveitado ao máximo.
  • O novo Plano Diretor de Florianópolis visa descentralizar a região central com mais atrações de moradia, negócios e lazer nos bairros de forma sustentável.
  • Um dos objetivos da cidade é reduzir os deslocamentos e assim tornar o trânsito menos intenso.
  • Áreas de lazer verdes ao ar livre vão continuar sendo uma atração de Florianópolis e estão previstas no novo plano.
  • Floripa é uma cidade que está se desenvolvendo de maneira sustentável e atraindo cada vez mais pessoas que também querem viver em uma cidade moderna e ao mesmo tempo respirando um ar puro. 

Onde comprar imóveis em Floripa com o novo Plano Diretor

O novo Plano Diretor de Florianópolis trouxe novas possibilidades para quem procura um imóvel para morar ou investir na cidade. Isso acontece porque a oferta de empreendimentos já está aumentando, assim como a chance de morar pertinho daquela praia que tanto gosta.

Tudo depende do seu gosto e do tipo de imóvel que procura. Aqui na Habiflex você encontra imóveis variados em diferentes bairros da cidade que fazem parte das novas mudanças do plano. Inclusive publicamos um texto com alguns cuidados na hora de comprar um imóvel.

Atualmente, os bairros mais procurados e valorizados são Campeche, Novo Campeche e Rio Tavares no Sul da Ilha, conhecidos pelo mar de água cristalina e pela tranquilidade. Da mesma forma, bairros mais tradicionais e urbanos como Coqueiros e Santo Antônio de Lisboa também estão atraindo mais pessoas por conta da orla.

No fim das contas, não faltam opções para quem deseja morar na Ilha da Magia. Entender o novo Plano Diretor ajuda na hora de saber o que muda e como vai ser a cidade para os próximos anos.