Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.

A cultura gastronômica de Florianópolis, suas histórias, sabores e a criatividade dos chefs que fazem da nossa cidade destaque mundial será celebrada no lançamento da segunda edição do livro “Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia – A Cultura dos Sabores da Ilha de Santa Catarina”, dia 26 de março de 2025, às 19h, na Loja Soulvenir, no Shopping Villa Romana. A obra de autoria do chef Narbal de Souza Corrêa é uma produção da FloripAmanhã, com apoio da Engie, Quantum Engenharia, Shaefer Yachts e Sebrae e Prefeitura Municipal de Florianópolis.
O livro apresenta um mergulho na história e nos sabores da Ilha de Santa Catarina, registrando a evolução da gastronomia local ao longo de mais de cinco mil anos. O autor resgata as tradições dos primeiros habitantes sambaquianos, Jês do Sul e guaranis, que legaram técnicas de pesca, cultivo e preparo de alimentos como mandioca, milho, peixes e frutos do mar, estabelecendo as bases da alimentação local. Com a chegada dos colonizadores açorianos e madeirenses, novas influências foram incorporadas, adaptando receitas e insumos às condições da região e ampliando a diversidade gastronômica. Ao longo dos séculos, esse caldeirão cultural foi enriquecido com elementos africanos, europeus e contemporâneos, resultando em uma cozinha marcada pela criatividade e pela valorização dos ingredientes nativos, consolidando Florianópolis como referência mundial em gastronomia e justificando a chancela de Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, recebida em 2014.
Desde então, sob a coordenação geral da FloripAmanhã, o Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia atua para fortalecer a identidade cultural e ampliar as oportunidades econômicas locais, promovendo a culinária tradicional, incentivando a troca de experiências com outras cidades do mundo e apoiando iniciativas como festivais gastronômicos e concursos de novos talentos.
“Florianópolis tem o privilégio de contar com a chancela da UNESCO como Cidade Criativa da Gastronomia há dez anos, o que nos permite promover experiências que qualificam e resgatam a gastronomia dos nossos ancestrais. Este livro é o resultado concreto desse trabalho, reunindo chefs que têm a oportunidade de expressar seus talentos e divulgar a gastronomia da Ilha de Santa Catarina, tornando Florianópolis um verdadeiro destino gastronômico”, celebra Anita Pires, representante da FloripAmanhã como coordenadora geral do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.
O livro foi publicado em edição bilíngue (português e inglês), ampliando o acesso ao conteúdo para leitores de diferentes países e reforçando a projeção internacional da gastronomia de Florianópolis. No lançamento, estará à venda no valor promocional de R$ 80,00.
“Temos orgulho de fazer parte de uma rede global que permite aos nossos chefs circular pelo mundo, trocando conhecimentos e trazendo novos saberes para enriquecer nossa gastronomia. Essa conexão fortalece Florianópolis como território criativo e referência no turismo gastronômico”, destaca Anita.
Potencial criativo da gastronomia de Florianópolis
Vinte receitas de diferentes chefs locais são apresentadas em detalhes no livro, incluindo belas fotos dos pratos prontos. As receitas incluem desde preparos com frutos do mar, como ostras, camarões e vieiras, até criações que incorporam frutas regionais, grãos e técnicas artesanais, valorizando ingredientes locais e interpretações contemporâneas da culinária da Ilha de Santa Catarina.
Os pratos transitam entre a tradição e a inovação, reforçando o potencial criativo da gastronomia de Florianópolis e destacando o talento dos chefs que participam ativamente da construção dessa identidade reconhecida pela UNESCO.
“Mais do que um livro, trata-se de um legado para futuras gerações e um convite para que moradores e visitantes conheçam e preservem a identidade culinária da capital catarinense”, conclui Anita Pires.
Chefs e suas receitas apresentadas na obra:
- Angela Freire – Fritada de berbigão
- Anderson Quevedo – Crudo frescal
- Beth Diamantopoulos – Caldinho de berbigão
- Betinho Valente – Linguini com camarões “Casa Madu”
- Beto Barreiros – Ostras Top Box 32
- Carolina Soares Baracuhy – Ostra “Mané” com perfume de limão galego
- Daniel Augusto Heerdt de Paiva – Nhoque Della Terra
- Daniel Chissini de Castro – Lula recheada
- Daniel Rovere – Paella manézinha
- Elza Beling – Moqueca de garoupa
- Fausto Jr – Lulas defumadas e recheadas com camarão ao molho de conhaque
- Felipe Silva – Vieiras nativas com ovas de truta, regado com consomê de pitanga, brotos e flores
- Gabriel Sant’Ana – Camarão à urucum, cuscuz com legumes defumados, geleia de pitanga
- Igor Divaldo Krupp – Quinoto manezinho
- Janete Borges – Tiradito de linguado defumado com polvo e salsa de caqui
- João Lombardo – Focaccia de frutos do mar
- José Ricardo Raymundo – Polvo grelhado com mil-folhas de aipim crocante e aioli de leite com erva baleeira
- Julia Achá Conde – Piperade de linguiça Blumenau e moluscos da ilha
- Pedro Otávio Rosa Cabral – Polvo com maionese de camarão
- Pedro Soares – Ostra Gasar com melão lactofermentado, conserva de maracujá e coentro
Serviço
O quê: Lançamento da segunda edição do livro “Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia”
Onde: Loja Soulvenir, Piso L1 no Shopping Villa Romana
Quando: 26 de março de 2025, às 19h
Apoio: Prefeitura Municipal de Florianópolis e Sebrae-SC.