Habiflex

Como alugar um imóvel com segurança: 5 dicas úteis

Para quem está procurando uma casa ou apartamento, a dúvida de como alugar um imóvel em segurança é constante. Afinal, existem muitas variáveis envolvidas e, até mesmo, alguns negócios que podem parecer atrativos no quesito financeiro, mas pouco estável. É o caso do aluguel direto com o proprietário, que acaba em muitas dores de cabeça para ambos lados.

Por isso, a Habiflex separou algumas dicas úteis e muito importantes para você utilizar durante a sua procura por um aluguel justo e seguro. Confira, aprenda e tenha a certeza de estar fazendo um ótimo negócio.

Vamos lá?

 

Para alugar um imóvel com segurança

 

A primeira dica e a mais importante é você buscar uma imobiliária e solicitar a ajuda de um corretor de imóveis. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas acreditam que não se faz necessário o trabalho profissional por trás de uma negociação como essas.

 

No entanto, um corretor, com o suporte da imobiliária, pode entender exatamente o que você busca e encontrar no mercado a opção correta. Além disso, ele poderá auxiliar em todo processo burocrático, instruindo passo a passo a documentação necessária, prazos, negociações e, claro, a entrega da chave.

 

Este é o primeiro passo na hora de alugar um imóvel com segurança. A partir desse contato, o corretor irá auxiliar você, porém, saiba que você deve estar atento a:

 

Faça uma visita ao imóvel

 

Outra dica que pode parecer um pouco óbvia, mas muitas pessoas acabam querendo fechar um negócio, por falta de tempo ou por motivo de mudança de outra cidade ou estado, sem visitar o imóvel.

 

No entanto, isto é altamente desaconselhado. Mesmo utilizando todas as ferramentas a seu favor, como fotos e visualizações 3D, nada substitui a visita pessoalmente ao espaço o qual você deverá morar, pelo menos, pelo próximo ano. Depois de assinado o contrato, ficam bastante reduzidas suas chances de conseguir rebater algo ou mesmo se arrepender de alguma cláusula. 

 

Avalie as condições do apartamento ou casa

 

Você provavelmente irá visitar várias casas ou apartamentos, conforme for o seu interesse. Durante essas visitas, o ideal é você avaliar e muito as condições estruturais do imóvel. É claro que, no contrato, ficará definido o que é responsabilidade de quem, ou seja, caso algo dê problema, dependendo da sua natureza, poderá ser do inquilino ou do proprietário. Frente a isto, observe com cautela e consulte seu corretor sobre encanamento, fiação, idade do imóvel, quantos alugueis. Tudo isso deverá fazer parte da sua decisão e quanto mais informações melhor.

 

 Conheça suas responsabilidades

 

Não raro, muitos inquilinos acabam se surpreendendo com alguns deveres os quais caem sobre si e, ao mesmo tempo, desconhecem seus direitos protegidos por lei. O que isso quer dizer? Que para alugar um imóvel em segurança, é preciso consultar na sua imobiliária o que será sua responsabilidade a partir da assinatura do contrato.

 

Por exemplo, tudo o que ocorrer no imóvel ou no condomínio, caso seja um apartamento, em termos de despesa, manutenção ou encargos com equipe é responsabilidade do inquilino, juntamente com as contas e impostos atrelados ao local de moradia. Tudo o que for extra a isto, cabe ao proprietário.

 

É claro que isto varia conforme o que o espaço oferece, mas consulte isto antes de qualquer coisa!

 

Analise o contrato

 

O contrato é peça fundamental para assegurar o aluguel de uma casa ou apartamento em total segurança. Leia com cautela e não pule nenhuma linha. Ali você poderá conferir o tempo de locação acordado, percentuais de multas e quando estas entram em vigor, meios e datas de pagamentos, valores e reajustes.

 

Lembrando o destaque para o índice IGP-M, que é por onde se determina o reajuste anual. Aqui você terá margem para negociar com o proprietário e definir o melhor prazo. Outro ponto é sobre a quebra de contrato, ou seja, caso você precise sair antes do prazo determinado como mínimo. Normalmente é preciso pagar uma multa, por isso, entenda o que ficou definido e como isso irá funcionar caso ocorra. 

 

Seus deveres e os deveres do proprietário

 

Falamos da importância de você conhecer seus direitos e deveres, correto? Veja, a seguir, um checklist rápido do que é sua responsabilidade e do que cabe ao proprietário.

 

É responsabilidade do inquilino 

  • Pagar o aluguel no prazo e local estipulados.
  • Utilizar o imóvel conforme determinado em contrato, isto é para fins residenciais ou comerciais e somente. 
  • Devolver o imóvel, quando acordado, no estado em que o recebeu.
  • Não modificar o imóvel sem o consentimento prévio.
  • Arcar com todas as despesas de condomínio se for o caso, contas e impostos.

 

É responsabilidade do proprietário 

  • Entregar o imóvel em condições de uso.
  • Fornecer os recibos de pagamento do aluguel.
  • No caso de apartamento, cabe ao proprietário pagar as despesas extras do condomínio: reformas no prédio, fundo de reserva, troca de cabo de elevador, etc.

 

Para alugar um imóvel com segurança

 

Com essas dicas você está preparado para alugar um imóvel com total segurança. Para encontrar o espaço certo para você, visite a Habiflex, no sul da Ilha, e converse com nossos corretores para iniciar a sua busca! Não perca tempo, pois, seu sonho começa aqui.

Habiflex Soluções Imobiliárias

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .